Avanços na esfera acadêmica - que trata e forma profissionais para atuarem na área de diversidade e inclusão - são muito recentes no Brasil, apesar das ações internacionais direcionadas ao tema desde 1990. Dentre os 10 objetivos estabelecidos pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos, estão: a Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem e a Universalização do acesso à educação e à promoção da equidade. Tais objetivos apontam para os grupos historicamente excluídos da educação básica - crianças, jovens e adultos que vivem em desigualdade nas nossas sociedades, principalmente meninas e mulheres, além de grupos excluídos, tais como: a) os pertencentes às periferias urbanas e zonas rurais; b) os nômades e trabalhadores migrantes; c) povos indígenas, minorias étnicas, raciais e linguísticas; d) refugiados; deslocados pela guerra e os submetidos a regime de ocupação. Temas a respeito da educação especial estão abordados nesse volume que trata especificamente de diversidade e
Pontos de vista em diversidade e inclusão – volume 2
Cód: 2078 N1488805864589
Formato: 21 x 28 cm
Tipo de Capa: Capa cartão - brilho
Tipo de Acabamento: Brochura sem orelha
Tipo de Papel: Offset 75g
Cor: Colorido
Páginas: 176
Edição/Ano: 2016
Idioma: Português
Peso: 474
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Pagamento
100% Seguro
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Neuza Rejane Wille Lima é graduada em Ciências Biológicas (1983) e Mestre em Biofísica (1987) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Possui doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) & Rutgers University (RU) – New Jersey (USA) (1993). É Professora Associada do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual pesquisa, orienta e publica artigos, livros e áudio livros que versam sobre temas na área de Ecologia Teórica & Aplicada. Cristina Maria Carvalho Delou é psicóloga e licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio (1981), especialista e Mestre em Educação na área de concentração em Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1987). Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, História, Política e Sociedade pela PUC/SP (2001). É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).