O presente trabalho tem como tema o conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar. Trata-se de uma ferramenta dotada de poder que acaba decidindo o futuro do aluno e a sua aprendizagem. Nesse sentido, surge a pergunta pelos princípios éticos e democráticos na condução do conselho de classe. A partir de pesquisa bibliográfica procura-se definir e relacionar os conceitos de ética, democracia, avaliação escolar e conselho de classe, e, a partir do estudo de caso no Instituto federal do Piauí – IFPI – Campus de Paraíba, através da metodologia do observador participante, observar como se dá na prática o processo avaliativo. O conselho de classe se mostra eficiente porque a decisão não é individual, mas coletiva, contemplando o aluno na sua individualidade (processo de aprendizagem individual, incluindo a influência de aspectos externos) e no seu contexto (com demais componentes curriculares). Desta forma, aproxima-se do fazer ético e democrático no processo de avaliação no ensino e na aprendizagem.
O CONSELHO DE CLASSE COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR
Cód: 155 N1666781567610
Formato: 21 x 28 cm
Tipo de Capa: Capa cartão - brilho
Tipo de Acabamento: Brochura sem orelha
Tipo de Papel: Offset 75g
Cor: Preto e Branco
Páginas: 69
Edição/Ano: 1º edição/2021
Idioma: Português
Peso: 262
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Pagamento
100% Seguro
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CÍCERO WILRISON ALVES CARNEIRO - Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (2001), Mestre em Teologia, pela Escola Superior de Teologia - (EST 2017), especialização em Gestão Ambiental, pela Faculdade Ateneu - FATE (2018), especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho, pela Faculdade Ateneu - FATE (2010), especialização em Gestão Empresarial Instituto CENTEC (2007), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2003). Atualmente desempenha a função de Professor Efetivo do IFPI: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus de Parnaíba em regime de dedicação exclusiva.