Gestão educacional com descoberta de conhecimento: Um modelo para apoio a gestão

Cód: 4202 N1397773589073

Autor: Leopoldo Ramos de Oliveira

Formato: 21 x 28 cm

Tipo de Capa: Capa cartão - brilho

Tipo de Acabamento: Brochura sem orelha

Tipo de Papel: Offset 75g

Cor: Colorido

Páginas: 121

Edição/Ano: Primeira Edição / 2014

Idioma: Português

Peso: 340

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A Autoavaliação institucional é uma questão atual e de grande relevância no contexto da educação superior do Brasil. Esta obra, que apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, vem apresentar novas formas de ajudar os gestores das IES a detectar as fragilidades que possam ser apontadas na autoavaliação, tendo em vista o grande volume de dados oriundos dos formulários da avaliação do SINAES. A metodologia apresentada para análise destas informações visa a apoiar a tomada de decisão por parte dos gestores, com o objetivo precípuo de fonercer um modelo que viabilize a aplicação sistemática da política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Procurou-se contextualizar a política definida pelo SINAES para implementar a autoavaliação e mostrar como os recursos da Estatística aliada ao Processo de Descoberta de Conhecimento (KDD) para coleta, análise e descobertas de novos conhecimentos podem contribuir positivamente no processo.

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Leopoldo Ramos é Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Alagoas(2012). Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1993). É Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Coordenador da Comissão Própria de Avaliação do IFS. Tem experiência na área de Matemát Patrick Brito é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002), mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005 e 2009). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Software e Tolerância a Falhas, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de exceções, desenvolvimento baseado em componentes, arquitetura de software e informática aplicada à educação especial. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas UFAL, lotado no Instituto de Computação IC.

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