Regulamento para Seleção de Capa da Coletânea
“Saci Pererê - Novas histórias”


(Coletânea Comemorativa dos 100 anos do primeiro Livro de Monteiro Lobato)


Objetivo:

Esta ação objetiva estimular o trabalho de novos Designers de Capa (“Capistas”) e Artistas Plásticos, valorizando seus talentos através da exposição e divulgação de seu trabalho.

Como Participar:


- A inscrição e envio do material deverá ser feita única e exclusivamente através do preenchimento do formulário, mais abaixo, nesta página.
- Veja no Cronograma abaixo a data limite para as inscrições.

Regulamento de Participação (quem e como participar):


- Poderão participar “Capistas” e Artistas Plásticos, maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil ou no exterior com documentação brasileira.
- Os participantes farão seus cadastrados no formulário de inscrição abaixo, nesta página.
- Todos os trabalhos que obedecerem ao Briefing e os requisitos técnicos estarão participando.
- Cada participante poderá inscrever somente um trabalho.
- A criação deverá estar em linha com o Briefing e tema da Coletânea com o objetivo acima definido, sendo que a criatividade e imaginação do escritor darão o toque e estilo ao trabalho.
- As obras inscritas serão analisadas e previamente selecionadas, com relação aos aspectos técnicos e atendimento do Briefing, por profissionais nomeados pelo Projeto Apparere, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.
- A escolha final da Capa será feita através de votação entre os Autores que tiverem enviado textos para participar da Coletânea e essa escolha se dará através de página especifica no Site do Projeto Apparere onde serão expostas as Capas participantes.

Briefing:


- Em 2018 o Livro “O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito” de Monteiro Lobato completará 100 anos de seu lançamento.

A obra começou a ser concebida em 1917, quando Monteiro Lobato propôs aos leitores do "Estadinho", suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, do qual era colaborador, que enviassem cartas contando tudo o que soubessem ou tivessem ouvido falar sobre o mito do Saci-Pererê. Especificamente, pedia respostas a três perguntas:

1) Qual a sua concepção pessoal do Saci; como o recebeu na sua infância; de quem recebeu; que papel representou tal crendice na sua vida, etc.
2) Qual a forma atual da crendice na região do país em que o leitor vivia.
3) Que histórias e casos interessantes conhecia a respeito do Saci.

O inquérito recebeu dezenas de respostas, que apresentaram tons variados. Muitas traduziam uma nostalgia da infância passada em fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais, outras atribuíam a crença no Saci à ignorância da população rural. Havia também referências a outras lendas brasileiras, como a mula-sem-cabeça e o boitatá.

A primeira edição da obra foi lançada em 1918. O livro foi Autopublicado e para financiar a tiragem inicial de 2000 exemplares, Lobato acrescentou anúncios publicitários desenhados por Voltolino, nos quais o Saci apresentava e recomendava diversos produtos.

Monteiro Lobato, porém, não assinou a obra como autor, considerando que o seu papel havia sido apenas de editar os textos que recebera.


Para comemorar essa data, estamos convidando Escritores a participar da Coletânea “Saci Pererê - Novas historias” com Contos de novas histórias sobre o Saci-Pererê. Como Monteiro Lobato fez em 2017 chamando as pessoas as escreverem sobre o Saci Pererê, nós também, em sua homenagem, convidamos as pessoas a escreverem novos textos sobre o Saci Pererê, só que dessa vez com enfoque diferente, não em forma de pesquisa, mas sim como Contos ou Roteiros de todos os gêneros sobre a Lenda do Saci Pererê. Deixe a sua historia do Saci Pererê para a História.
- Não há definição de cor especifica, ficando a critério do criador.
- A Capa deverá conter obrigatoriamente o Título da Coletânea e o Logotipo do Projeto Apparere. Baixe o Logotipo aqui.
- A Capa deverá ter tamanho 14cm X 21cm (1.726 x 2.550 pixels) com resolução mínima de 300 dpis em arquivo JPG.

Exposição dos Trabalhos:


- As capas, previamente aprovadas nas questões técnicas e de aderência ao Briefing, serão expostas em uma página exclusivamente desenhada para isso no Site do Projeto Apparere. As capas estarão identificadas com o nome/pseudônimo de seu Autor.
- Todos os Autores que tiverem enviado seus Textos para participar da Coletânea poderão e serão estimulados a escolher a Capa que estará na Coletânea.

Divulgação da Capa Escolhida:


- A Capa escolhida será a Base da Capa da Coletânea
- O nome/pseudônimo do “Capista” ou Artista Plástico estará nos Créditos no miolo do Livro
- O nome/pseudônimo do “Capista” ou Artista Plástico será divulgado, à partir da sua escolha, da seguinte forma:
    . E-mail Marketing de Divulgação da Coletânea.
    . Divulgação através de nossas Redes Sociais - divulgação exclusiva e com a Coletânea.
    . Juntamente com a Coletânea através da Assessoria de Imprensa.
    . No Material de Divulgação que será enviado aos Participantes, para que esses divulguem em suas Redes Sociais e através de e-mail aos amigos e parentes.

Direitos Autorais:


- Não haverá cessão de Direitos Autorais, ou seja, os trabalhos continuarão pertencendo a seus autores, entretanto o Autor da Capa escolhida autoriza a comercialização de sua obra através da Coletânea, abdicando de qualquer remuneração sobre sua obra.
- Os Autores das Capas participantes dessa seleção, responderão legalmente e individualmente sobre plágio, publicação não autorizada, calúnia, difamação e não autoria, isentando a PerSe e o Projeto Apparere de qualquer responsabilidade.
- É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização.
- Todos os participantes de antemão ficam cientes e dão permissão e autorização para a publicação e comercialização de sua Obra (como Capa da Coletânea), e a veiculação na mídia de seus nomes e imagens, em sites, pela PerSe e pela Apparere, desde que dentro do contexto das Coletâneas e para benefício da maior visibilidade da obra e seu alcance junto ao leitor.

Sobre as Características e as Vendas dos Livros:


- A Coletânea será será impressa em Livro com as seguintes características: Brochura Formato 14x21; Miolo em Papel Polem 80g, impresso em uma cor; Capa Cartão 250g com orelhas impressa a 4 cores e laminação brilho/fosco.
- A Comercialização do livro impresso da Coletânea se dará através da Loja Online da Perse.
- Os participantes poderão adquirir os livros impressos por valor sempre inferior ao Preço de Venda da Loja Online posteriormente divulgado.
- A Comercialização da Coletânea também será feita no formato eBook (PDF e ePub) através da Loja OnLine da PerSe e também através da Plataforma de Terceiros parceiros da PerSe
- O livro impresso da Coletânea poderá ser colocado em comercialização nas Feiras e Bienais, em estande da própria PerSe, quando esta vier a participar.
- O livro terá registro no ISBN.

Cronograma da Seleção de Capa:


- Final das inscrições: 23/04/2018
- Exposição para Escolha: De 24/04/2018 a 17/05/2018
- Divulgação da Capa Escolhida: 18/05/2018
- Data de Lançamento e Início das Vendas: 08/06/2018

Observações Gerais:


- Dúvidas relacionadas a esta Coletânea, a Seleção da Capa e seus regulamentos poderão ser enviados para o e-mail: apparere@perse.com.br
- Todos os contatos entre o Projeto Apparere e os Participantes serão realizados através de e-mail. Portanto os participantes devem ficar atentos.
- Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma equipe da PerSe e do Projeto Apparere, e sua decisão será irrecorrível.
- O Projeto Apparere, reserva-se o direito de alterar qualquer item desta Coletânea e da Seleção de Capas, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.
- Não é permitida a participação nas Coletâneas e Seleção de Capas de funcionários da PerSe e do Projeto Apparere, seus familiares, bem como de colaboradores em geral e dos funcionários de empresas que trabalhem para a PerSe e Apparere.
- A participação nesta Coletânea e na Seleção de Capas implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
- As obras não selecionadas para a Coletânea e na Seleção de Capas serão destruídas e apagadas das bases de dados do Projeto Apparere, para fins de segurança.