Coletânea “Saci Pererê - Novas histórias”


(Coletânea Comemorativa dos 100 anos do primeiro Livro de Monteiro Lobato)



Em 2018 o Livro “O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito” de Monteiro Lobato completará 100 anos de seu lançamento.

A obra começou a ser concebida em 1917, quando Monteiro Lobato propôs aos leitores do "Estadinho", suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, do qual era colaborador, que enviassem cartas contando tudo o que soubessem ou tivessem ouvido falar sobre o mito do Saci-Pererê. Especificamente, pedia respostas a três perguntas:

1) Qual a sua concepção pessoal do Saci; como o recebeu na sua infância; de quem recebeu; que papel representou tal crendice na sua vida, etc.
2) Qual a forma atual da crendice na região do país em que o leitor vivia.
3) Que histórias e casos interessantes conhecia a respeito do Saci.

O inquérito recebeu dezenas de respostas, que apresentaram tons variados. Muitas traduziam uma nostalgia da infância passada em fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais, outras atribuíam a crença no Saci à ignorância da população rural. Havia também referências a outras lendas brasileiras, como a mula-sem-cabeça e o boitatá.

A primeira edição da obra foi lançada em 1918. O livro foi Autopublicado e para financiar a tiragem inicial de 2000 exemplares, Lobato acrescentou anúncios publicitários desenhados por Voltolino, nos quais o Saci apresentava e recomendava diversos produtos.

Monteiro Lobato, porém, não assinou a obra como autor, considerando que o seu papel havia sido apenas de editar os textos que recebera.


Para comemorar essa data, estamos convidando Escritores a participar da Coletânea “Saci Pererê - Novas historias” com Contos de novas histórias sobre o Saci-Pererê. Como Monteiro Lobato fez em 2017 chamando as pessoas as escreverem sobre o Saci Pererê, nós também, em sua homenagem, convidamos as pessoas a escreverem novos textos sobre o Saci Pererê, só que dessa vez com enfoque diferente, não em forma de pesquisa, mas sim como Contos ou Roteiros de todos os gêneros sobre a Lenda do Saci Pererê. Deixe a sua historia do Saci Pererê para a História.

Regulamento da Coletânea

Objetivo:


Estimular a produção literária brasileira, valorizar novos talentos e dar visibilidade aos Escritores, Poetas, Contistas, Cronistas e etc. Nesse caso especifico, a criação de novos Contos ou Roteiros sobre o Saci Pererê.
Considerando que a participação é Gratuita, esperamos ter uma grande quantidade de inscrições de modo a podermos fazer uma seleção de obras com altíssima qualidade.

Inscrições:


- As inscrições deverão ser feitas única e exclusivamente através do preenchimento do formulário, mais abaixo, nesta página.
- Veja no Cronograma abaixo a data limite para as inscrições.

Regulamento de Participação (quem e como participar):


- Poderão participar Escritores, Contistas e Roteiristas maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil ou no exterior com documentação brasileira, e seus trabalhos deverão ser obrigatoriamente escritos em língua portuguesa (o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto).
- Os participantes farão seus cadastrados no formulário de inscrição abaixo, nesta página.
- Selecionaremos um mínimo de 25 participantes para esta Coletânea e esse número variará em função da qualidade de obras inscritas.
- Autor deverá usar seu nome legítimo (verdadeiro) no cadastro, entretanto, se desejar, poderá utilizar seu nome artístico ou pseudônimo na publicação da Coletânea, para isso deverá colocá-lo junto ao texto enviado.
- C- Cada participante poderá inscrever uma única Obra (Conto ou Roteiro).
- A temática da Obras deverá estar em linha com o tema da Coletânea com o objetivo acima definido, sendo que a criatividade e imaginação do escritor darão o toque e estilo ao trabalho.
- Não há exigência de que a Obra (Conto ou Roteiro) seja inédita, podendo já ter sido publicada, exceto em outra Coletânea do Projeto Apparere.
- É de inteira responsabilidade do Autor a correção ortográfica/revisão do texto ou textos enviados para esta Coletânea, sendo este inclusive um dos critérios de seleção. Desta forma não será feita nova revisão do texto.
- As Obras (Conto ou Roteiro) deverão conter título, sendo que a não observância dessa exigência excluirá a Obra da avaliação.
- As obras inscritas serão analisadas e selecionadas mediante avaliação de profissionais nomeados pelo Projeto Apparere, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.
- O envio do texto será feito única e exclusivamente através desta página, através do formulário abaixo.
- A obra deverá estar em arquivo Word(.doc ou .docx) fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11.

Custos de Participação:


- A participação nesta Coletânea não ensejará em nenhum custo aos participantes, portanto será Gratuita.
- Também não há nenhuma obrigatoriedade de aquisição nem de exemplares e nem de serviços oferecidos pela Apparere e/ou pela PerSe.

Divulgação e Lançamento da Coletânea:


- O Lançamento da Coletânea será Online, com uma data para início das vendas dos livros.
- Antes do Lançamento será feita campanha de divulgação, contendo:
    . E-mail Marketing para a Base de clientes da Apparere e da PerSe.
    . Banners e nosso site.
    . Divulgação através de nossas Redes Sociais.
    . Assessoria de Imprensa.
    . Envio de Material de Divulgação aos Participantes para que esses divulguem em suas Redes Sociais e através de e-mail aos conhecidos.

Direitos Autorais:


- Não haverá cessão de Direitos Autorais, ou seja, os trabalhos continuarão pertencendo a seus autores, entretanto os Escritores/Autores autorizam a comercialização de sua obra através da Coletânea, abdicando de qualquer remuneração sobre sua obra.
- Os Escritores/Autores participantes responderão legalmente e individualmente sobre plágio, publicação não autorizada, calúnia, difamação e não autoria, isentando a PerSe e o Projeto Apparere de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo enviado para a Coletânea.
- É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização.
- Todos os participantes de antemão ficam cientes e dão permissão e autorização para a publicação e comercialização de sua Obra, e a veiculação na mídia de seus nomes, imagens e textos, em sites, pela PerSe e pela Apparere, desde que dentro do contexto das Coletâneas do Projeto Apparere e para benefício da maior visibilidade da obra e seu alcance junto ao leitor.

Sobre as Características e as Vendas dos Livros:


- A Coletânea será composta dos textos selecionados e de minibiografia dos participantes.
- Para a Capa da Coletânea faremos um concurso com designers que desejarem participar, e quem escolherá a capa da Coletânea serão os Autores que estiverem participando.
- Esta será impressa em Livro com as seguintes características: Brochura Formato 14x21; Miolo em Papel Polem 80g, impresso em uma cor; Capa Cartão 250g com orelhas impressa a 4 cores e laminação brilho/fosco.
- A Comercialização do livro impresso da Coletânea se dará através da Loja Online da Perse e Marketplaces da PerSe em outras plataformas.
- Os participantes poderão adquirir os livros impressos por valor sempre inferior ao Preço de Venda da Loja Online, desde que em volume mínimo de 10 exemplares. Para isso deverá solicitar orçamento, através do e-mail do Projeto.
- Os participantes poderão adquirir os livros impressos por valor sempre inferior ao Preço de Venda da Loja Online, desde que em volume mínimo de 10 exemplares. Para isso deverá solicitar orçamento, através do e-mail do Projeto.
- Os participantes poderão adquirir os livros impressos por valor sempre inferior ao Preço de Venda da Loja Online posteriormente divulgado.
- A Comercialização da Coletânea poderá ser feita no formato eBook (PDF e ePub) através da Loja OnLine da PerSe e também através da Plataforma de Terceiros parceiros da PerSe
- O livro impresso da Coletânea poderá ser colocado em comercialização nas Feiras e Bienais, em estande da própria PerSe, quando esta vier a participar.
- O livro terá registro no ISBN.

Cronograma Geral da Coletânea:


- Final das inscrições: 23/04/2018
- Divulgação aos selecionados: 18/05/2018
- Data de Lançamento e Início das Vendas: 08/06/2018

Observações Gerais:


- Dúvidas relacionadas a esta Coletânea e seu regulamento poderão ser enviados para o e-mail: apparere@perse.com.br
- Todos os contatos entre o Projeto Apparere e os Participantes serão realizados através de e-mail. Portanto os participantes devem ficar atentos.
- Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma equipe da PerSe e do Projeto Apparere, e sua decisão será irrecorrível.
- O Projeto Apparere, reserva-se o direito de alterar qualquer item desta Coletânea, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.
- Não é permitida a participação nas Coletâneas de funcionários da PerSe e do Projeto Apparere.
- A participação nesta Coletânea implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
- As obras não selecionadas para a Coletânea serão destruídas e apagadas das bases de dados do Projeto Apparere, para fins de segurança.